Herpes Zoster

Herpes Zoster


Project Description

O agente causador do hérpes-zóster (HZ) é o mesmo da varicela, o vírus varicela-zóster (VVZ), um vírus da família Herpesviridae. Este vírus infecta unicamente o homem, é pouco resistente ao calor e sobrevive no ambiente externo por poucas horas, podendo atingir, raramente, a sobrevivência de até dois dias. É altamente contagioso e está presente em todo o planeta.  Estima-se que cerca de 95 a 98% da população adulta já foi infectada pelo VVZ.  A infecção se transmite de pessoa para pessoa por via respiratória e pelo contato com erupções vesiculares características da varicela e do HZ.

O HZ caracteriza-se por erupções vesiculares unilaterais, geralmente em um único dermátomo, acompanhadas de dor e desconforto importantes que podem durar semanas, meses e, em casos mais graves, até anos, o que implica prejuízo na qualidade de vida dos indivíduos afetados.

A complicação mais comum é a neuralgia pós-herpética (NPH), dor persistente que pode manter-se por mais de três meses após a resolução do quadro agudo de erupção vesicular.

GRUPO DE RISCO

O Herpes-zóster pode ocorrer em todo o indivíduo com história prévia de varicela, mesmo que não tenha apresentado histórico clínico da doença. O Herpes-zoster é a manifestação clínica da reativação do vírus varicela-zóster (VVZ), cuja infecção primária é a Varicela (catapora), uma doença exantemática que afeta principalmente crianças. O VVZ permanece latente nos gânglios neurais, não é transmitodo durante a latência, no entanto, durante o quadro agudo de HZ, onde está presente nas erupções vesiculares, pode ser transmitido.

Nos Estados Unidos, de acordo com o CDC, aproximadamente uma em cada três pessoas desenvolverão a doença ao longo da vida, o que resulta em cerca de 1 milhão de casos anuais nesse país. A idade avançada é o principal fator de risco para o desenvolvimento de HZ. Estudos demonstram que a incidência do HZ e da neuralgia pós-herpética aumenta a partir dos 50 anos.

Pessoas com HZ devem evitar o contato com pessoas suscetíveis tanto no ambiente intradomiciliar quanto no trabalho, principalmente com indivíduos considerados de alto risco para varicela grave, até que as lesões apresentem crostas. No grupo de risco para varicela grave, incluem-se gestantes, prematuros nascidos de mães suscetíveis, lactentes nascidos de 28 semanas de gestação ou pesando 1.000g e imunodeficientes de todas as idades.

PREVENÇÃO

A única vacina para o Herpes Zóster disponível é a vacina atenuada produzida pela MSD. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil para pessoas com 50 anos ou mais, está disponível apenas na rede privada. É indicada para a prevenção do HZ e da Neuralgia pós-herpética NPH, assim como para a redução da dor aguda e crônica associada ao HZ. Conhecida como Zostavax® a vacina possui quatorze vezes mais Unidades Formadoras de Placa do VVZ do que na vacina contra a varicela.

A vacina pode e deve ser usada em pessoas que já tiveram o HZ, porém deve ser dado um intervalo mínimo de pelo menos 6 meses (sendo ideal o período de um ano) da ocorrência do Herpés Zóster, para depois realizar a vacinação.

A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) considera grupo de risco e recomenda a vacinação para pessoas com 60 anos ou mais e inclui a vacina no calendário de vacinação do idoso.

ESQUEMA

A vacina é dose única, exclusivamente por via sub cutânea. Deve ser rotineiramente recomendada para idosos. Em caso de história prévia de HZ, respeitar intervalo mínimo de seis meses (idealmente doze meses) para aplicação da vacina. Pessoas sem história de varicela devem receber a vacina varicela, e não a VHZ. E pessoas vacinadas com a vacina contra a varicela não precisam ser vacinadas com a vacina do HZ.

Realize um pré-agendamento desta vacina.