HAEMOPHILUS INFLUENZA B

HAEMOPHILUS INFLUENZA B


Project Description

O Haemophilus influenzae é um cocobacilo gram-negativo que apresenta cápsula polissacarídica e geralmente é aeróbio. Pode, porém, crescer como uma bactéria anaeróbia de modo facultativo.  Antes da introdução de vacinas eficazes, o Haemophilus influenzae tipo b (Hib) era a principal causa de meningite bacteriana e doença invasiva bacteriana em crianças menores de 5 anos.

O Hib é capaz de invadir a corrente sanguínea e causar infecção invasiva. Os quadros mais comuns são epiglotite, pneumonia, artrite, celulite e, particularmente, meningite , responsável por 50 a 65% das doenças invasivas no período pré-vacinal.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que a taxa de mortalidade em menores de 5 anos caiu 49% entre 1990 e 2013, em virtude das estratégias de vacinação.

GRUPO DE RISCO

A faixa etária de maior risco, são as crianças com menos de 5 anos. É raro que crianças com menos de 3 meses ou mais de 5 anos sejam infectadas, e o impacto da doença é maior em indivíduos entre 4 e 18 meses de vida.

Como a doença por Hib praticamente desapareceu nos países em que a vacinação de rotina é realizada, crianças de até 5 anos não vacinadas e que viajam para muitos países em desenvolvimento, onde a cobertura vacinal é inadequada, estão em risco de infecção.

PREVENÇÃO

A vacina é a única ferramenta de saúde pública capaz de impedir a maioria das doenças por Hib grave. A vacina por Hib foi incorporada do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em meados de 1999, o que contribuiu para uma redução de 78% no risco da doença.

Atualmente, estão disponíveis apenas vacinas conjugadas contra a Hib, todas licenciadas para uso em crianças a partir de 6 semanas de vida. Produzidas por laboratórios diferentes, porém com segurança e eficácia equivalentes. A vacina Hib é encontrada em combinação com outras vacinas. No PNI é encontrada em combinação com a tríplice bacteriana de células inteiras (difteria, tétano e coqueluche) e hepatite B. Nas clínicas particulares é encontrada em combinação com a tríplice bacteriana acelular (difteria, tétano e coqueluche acelular), pólio inativada (IPV) e com Hepatite B (hexa acelular) ou sem hepatite B (penta acelular). Existe uma apresentação da vacina Hib de forma isolada, porém em 2014 e 2015 não foi encontrada no mercado brasileiro.

ESQUEMA VACINAL

A vacina Hib combinada, deve ser dada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, com reforço aos 15 meses. O intervalo recomendado das séries primárias é de 4 a 8 semanas. O intervalo mínimo do reforço deve ser de 8 semanas. Crianças não vacinadas maiores de 5 anos e adultos recebem dose única.

Realize um pré-agendamento desta vacina.