ROTAVIRUS

ROTAVIRUS


Project Description

O rotavírus é o principal agente etiológico causador de gastroenterite aguda (GEA) grave em lactentes e crianças pequenas no mundo todo. Antes da introdução das vacinas contra o rotavírus, ocorria anualmente cerca de 2 milhões de internações e 600 mil óbitos. É possível afirmar que praticamente todas as crianças infectam-se antes de completar 5 anos, mesmo em locais com boa higiene e condições sanitárias.

É altamente contagioso, o modo predominante de transmissão é a via fecal-oral. Está presente em elevados títulos nas fezes de pacientes infectados que apresentam diarreia, desde pouco tempo antes do início dos sintomas, podendo persistir por até 10 a 15 dias depois. É possível identificar sua presença em brinquedos e outros objetos em creches e berçários.

PREVENÇÃO

Atualmente existem duas vacinas disponíveis contra o Rotavírus. Uma delas é a vacina de vírus vivo atenuada monovalente, constituída de apenas uma cepa G1P[8] de rotavírus humano. Apesar de expressar apenas uma cepa, promove proteção cruzada contra outros sorotipos, propicia eficácia em 84,7% contra as formas graves. É administrada no PNI em duas doses por via oral, aos 2 e 4 meses.

A outra vacina, de vírus vivo atenuada pentavalente, é constituída por 5 cepas, VP7-G1, G2, G3 e G4 e P[8], também de via oral. Possui eficácia de 98% para proteção contra formas graves de infecção por rotavírus no seguimento de um ano, e demonstrou eficácia de 74% para proteção contra gastrenterite aguda pelos rotavírus G1-G4 de qualquer gravidade. A vacina reduziu ainda em 86% o número de consultas médicas ambulatoriais por gastrenterite aguda causada pelos rotavírus G1-G4. Esta vacina é encontrada somente na rede privada. É administrada em três doses, aos 2 meses, 4 meses e 6 meses.

ESQUEMA VACINAL

VACINA ROTAVÍRUS ESQUEMA ONDE ENCONTRAR
MONOVALENTE 2 doses: 2m e 4m REDE PÚBLICA
PENTAVALENTE 3 doses: 2m, 4m e 6m REDE PRIVADA

Realize um pré-agendamento desta vacina.