Vacinação

vacinacaoicon
As vacinas são produtos biológicos que protegem as pessoas de diversas doenças. São constituídas por agentes patógenos previamente atenuados (enfraquecidos) ou mortos ou por fragmentos desses agentes. Sua função é estimular uma resposta imunológica do organismo, que passa a produzir anticorpos sem contrair a doença. A vacinação é o meio mais seguro e eficaz de proteção contra graves doenças.

TIPOS DE VACINAS

Quando um agente agressor penetra em nosso corpo, o sistema imunológico utiliza seus recursos de defesa para combatê-lo.

A função das vacinas é exatamente ensinar o sistema imunológico a reconhecer tais agentes e, assim, estimular a produção de anticorpos específicos para combatê-los, sem permitir que a doença se desenvolva.

Para isso as vacinas são preparadas à partir de componentes do próprio agente agressor ou de um agente que se assemelhe ao causador da doença. Porém, os microorganismos utilizados estão na forma atenuada (enfraquecida) ou inativada (morta).

VACINA ATENUADA

 A vacina atenuada é feita com bactérias ou vírus vivos, porém cultivados em condições adversas, de forma que perderam a capacidade de provocar a doença. Esse enfraquecimento pode ser obtido, por exemplo, provocando mutações que interfiram em processos essenciais para o desenvolvimento do microrganismo. As vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela, rotavírus e poliomielite (oral) são exemplos de atenuadas virais. Já as vacinas BCG (contra tuberculose) e contra a febre tifoide (oral) são atenuadas bacterianas.

VACINA INATIVADA

A vacina inativada é composta por vírus ou bactérias que foram mortos por processos químicos ou físicos, como por radiação, calor ou tratamento com formaldeído.

Alguns exemplos das inativadas virais são as vacinas da poliomielite (parenteral), hepatite A, hepatite B, raiva, influenza e HPV. Entre as inativadas bacterianas estão a DTPa (contra difteria, tétano e coqueluche acelular) e a vacina contra febre tifoide.

Realize um pré-agendamento para sua vacinação.