Vacinas do Prematuro

Os recém-nascidos prematuros que tenham nascido com peso superior a 2 Kg devem receber as vacinas do calendário de imunizações normalmente. Já os recém-nascidos prematuros, com peso de nascimento inferior a 2Kg devem adiar a realização da BCG até que atinjam o peso de 2 kg, e devem receber uma quarta dose de hepatite B, esquema com quatro doses (0-1-2-6 meses). Ou aguardar para realização da primeira dose de Hepatite B quando a criança completar 2 kg (se a mãe apresentar sorologia para Hepatite B negativa). Deve seguir o calendário de imunizações para as demais vacinas, respeitando-se os intervalos entre as doses. O uso de vacinas acelulares contra a coqueluche é preferido, em função da sua menor reatogenicidade.

Prematuros que desenvolvem doença respiratória crônica tem indicação de profilaxia com anticorpo monoclonal específico para o vírus sincicial respiratório (VRS) denominado palivizumabe. Esse vírus assume fundamental importância quando acomete recém nascidos prematuros, apresentando risco aumentado de evolução mais grave. A freqüência de hospitalização neste grupo chega a ser 10 vezes maior do que em recém nascidos de termo.

A Sociedade Brasileira de Imunizações propõe a recomendação do uso de palivizumabe nas seguintes situações:

  • Altamente recomendado:para recém-nascidos pré termo de até 12 meses de idade que nasceram com idade gestacional inferior a 28 semanas; para recém nascidos com displasia broncopulmonar e cardiopatias com até 2 anos de idade, desde que tenham recebido tratamento clínico nos últimos 6 meses.
  • Recomendado:para recém-nascidos pré termo até o sexto mês de idade que nasceram com idade gestacional de 29 a 32 semanas; para recém nascido pré termo até o sexto mês de idade que nasceram com idade gestacional de 32 a 35 semanas e que apresentem 2 ou mais fatores de risco: crianças institucionalizadas, irmão em idade escolar, poluição ambiental, anomalias congênitas de vias aéreas e doenças neuromusculares severas.

Deve ser aplicado por via intramuscular, mensalmente durante os cinco meses consecutivos do ano com alta circulação de VRS, o que geralmente corresponde aos meses de maio a setembro.

Realize um pré-agendamento desta vacina.