VARICELA

VARICELA


Project Description

A varicela (ou catapora) é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicella-Zoster, da família dos herpes vírus. A catapora sempre foi uma das infecções mais comuns da infância em todo mundo, porém, desde a introdução da vacina em 1995, a incidência da doença vem caindo vertiginosamente. Normalmente afeta crianças de 2 a 8 anos.

A transmissão da varicela é feita através da via respiratória, por gotículas eliminadas pela boca ou nariz. O vírus é tão contagioso que o risco de contaminação entre pessoas que moram na mesma casa é maior que 90%. A transmissão pode também ser feita por objetos contaminados.

O vírus da varicela tem a capacidade de persistir como uma infecção latente nos gânglios dos nervos sensoriais, e a reativação do vírus causa a doença conhecida como Herpes-Zóster. Normalmente, essa reativação decorre do comprometimento da imunidade celular do indivíduo, que pode ser em função do envelhecimento, de situações de estresse ou da imunodepressão decorrente de doenças ou medicamentos.

A varicela apresenta mundialmente uma elevada morbidade, e, apesar da evolução da doença ser geralmente benigna em crianças, pode resultar em hospitalizações, complicações graves e óbitos, tanto em pacientes imunocomprometidos como em imunocompetent4es. As complicações podem ser desde uma infecção cutânea bacteriana secundária ou até mesmo pneumonia, meningoencefalite, distúrbios hemorrágicos, hepatite, artrite séptica e síndrome de Reye. Os adultos são responsáveis por apenas 5% de todos os casos de varicela, mas apresentam com mais frequência doença grave e risco de morte 25 vezes maior do que as crianças. Indivíduos imunocomprometidos também devem apresentar quadros mais graves da doença.

SINTOMAS

A varicela costuma iniciar-se como um quadro inespecífico de mal-estar, dor de garganta, febre baixa e perda de apetite, e 24 horas após o início desses sintomas, surge o rash típico da catapora.

As lesões iniciam-se como pequenas elevações avermelhadas (pápulas) que logo se transformam em vesículas (bolhas). Depois de alguns dias, essas bolhas viram crostas que caem ao final de 1 a 2 semanas, deixando a pele temporariamente mais clara nestas áreas.

O que ajuda a diferenciar o rash da catapora do rash de outras doenças virais como rubéola e sarampo, por exemplo, é o fato de haver lesões em vários estágios ao mesmo tempo, sendo possível identificar crostas, bolhas e pápulas espalhados pelo corpo.

PREVENÇÃO

A única forma de prevenção da varicela é através da vacinação. São necessárias duas doses da vacina contra a varicela para garantir uma eficácia de 98,3%. O PNI administra apenas uma dose da vacina, devendo a segunda dose ser aplicada em clínicas privadas. Uma dose da vacina protege apenas da varicela grave, diminuindo apenas o risco de internação, porém não protege a criança de contrair a doença. Mesmo os adultos devem receber duas doses da vacina.

A vacina contra varicela pode ser dada de forma isolada ou combinada contra sarampo, caxumba e rubéola.

ESQUEMA

Hoje, a vacinação recomendada contra a varicela contempla a administração de duas doses da vacina como rotina de imunização para todas as crianças com idade igual ou superior a 12 meses, adolescentes e adultos suscetíveis. Para crianças entre 1 e 12 anos, é recomendado um intervalo mínimo de três meses entre a 1ª e 2ª dose da vacina. No entanto, se a segunda dose for administrada a partir de 28 dias após a primeira, a segunda é considerada válida e não há necessidade de repeti-la. Para adolescentes e adultos, o intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose, deve ser de no mínimo 30 dias.

Realize um pré-agendamento desta vacina.