O que é HPV?

O que é HPV?

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, alguns são inofensivos e outros podem causar infecções e doenças, a exemplo das verrugas genitais e dos cânceres de colo do útero, vagina, vulva, ânus e pênis.

HPV é a sigla de papiloma vírus humano (do inglês Human Papillomavirus). É um vírus comum: calcula-se que entre 75% e 80% da população contraia um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida.

Além disso, podem provocar tumores na garganta, tanto benignos quanto malignos.

ESTIMATIVA GLOBAL ANUAL DE NOVOS CASOS DE DOENÇAS RELACIONADAS AO HOV EM HOMENS E MULHERES.

O QUE É O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO?
O câncer de colo do útero é uma doença grave que, ás vezes pode representar ameaça á vida. No Brasil, a cada ano, ocorrem 19.000 novos casos e 5.000 mortes secundárias a esse câncer. As lesões que precedem o câncer de colo do útero podem ser detectadas no exame de Papanicolau.

O QUE SÃO AS VERRUGAS GENITAIS?
As verrugas genitais são formações de consistência amolecida semelhantes a verrugas comuns que ocorrem nos genitais de homens e mulheres. Podem causar sintomas como ardor, coceira ou corrimento e reincidem em pelo menos 25% dos casos. É uma doença que pode gerar baixa autoestima e grande impacto psicológico em homens e mulheres.

O QUE SÃO OS CÂNCERES DE VAGINA, VULVA E ÂNUS?
São tipos de câncer menos comuns. Não existem exames de rotina para esses casos de câncer. Para realizar o diagnóstico precoce, é necessário fazer consultas de rotina ao seu médico.

COMO É POSSÍVEL PREVENIR-SE CONTRA O HPV?

PREVENÇÃO PRIMÁRIA

Evita a contaminação pelo HPV

  • A. USO DE PRESERVATIVO: ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio
  • B. VACINAÇÃO CONTRA O HPV: recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasielira de Imunizações (SBim). A Vacina contra HPV faz parte do calendário público de imunizações para meninas até 13 anos de idade.

Existem dois tipos de vacinas. Para mais informações, consulte seu médico.

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

Faz o diagnóstico precoce da lesão antes que esta se transforme em câncer, e permite o tratamento em tempo hábil com nenhuma ou mínimas sequelas.

  • A. PAPANICOLAU DO COLO DO ÚTERO: deve ser realizado rotineiramente em mulheres a partir dos 25 anos de idade ou a critério médico.
  • B. PAPANICOLAU DO ÂNUS: é indicado para homens e mulheres que já tiveram lesões pré-cancerosas relacionadas ao HPV nas áreas genital e anal, que mantém relações sexuais anais, que têm HIV ou ainda a critério médico.
  • C. COLPOSCOPIA DO COLO DO ÚTERO OU DO ÂNUS: caso o Papanicolau apresente alterações, esse exame de imagem permitirá a visualização da área alterada e a biópsia do local para confirmação do diagnóstico, além de definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.

COMO OCORRE O CONTÁGIO?

A transmissão ocorre por contato direto com a pele infectada. O HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição ao vírus.

Apesar da principal via de contágio ser sexual, estudos recentes mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio de simples contato genial ou inoculação do vírus a partir dos dedos ou objetos e roupas íntimas.

COMO O HPV SE MANIFESTA E QUAL O IMPACTO?

Na maioria dos casos, o HPV é uma infecção transitória, não apresenta sintomas e desaparece do organismo espontaneamente. Entretanto, em alguns casos pode causar doenças.

Quatro tipos de HPV causam a grande maioria das doenças relacionadas á infecção.

Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, 87% de câncer do ânus, 60% de câncer de vagina e 50% de câncer de vulva. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais, um dos problemas de saúde mais comuns e com taxas crescentes em todo o planeta. Esse vírus é responsável por cerca de 5% a 10 % de todo os cânceres no mundo.

Fonte: MSD

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *