VACINA VARICELA: 1 OU 2 DOSES?
Esquema de doses:
- O sistema público disponibiliza uma única dose de varicela, na apresentação SCR-V, aplicada nas crianças com 15 meses que já tomaram a primeira dose de tríplice viral.
- A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR e, portanto, o uso da vacina SCR – V (tetraviral) pode ser adotado.
- Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
- Em situação de surto na região de moradia ou na creche/escola, ou ainda quando há um caso de varicela dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses – essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada no futuro e a criança deverá tomar as duas doses de rotina, conforme já descrito aqui.
A criança que recebe apenas uma dose da varicela, fica protegida somente da forma grave com riscos de internações. Uma única dose não impede a infecção por varicela, podendo a criança ficar com o corpo coberto de lesões, e na idade adulta ainda apresentar Herpes Zóster causada pela reativação do vírus varicela zóster.

Deixe uma resposta