Vacinar ou não contra a meningite B?

Vacinar ou não contra a meningite B?

Antes de mais nada convém esclarecer que, (tal como acontecia nas gastroenterites), as meningites são causadas por muitos agentes diferentes. As meningites são inflamações das meninges (membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal) provocadas por vírus e bactérias. Entre estas últimas, encontra-se a Neisseria meningitidis (ou meningococo) que, por sua vez, tem vários sorotipos – A, B, C, Y e W.

As meningites por meningococo são responsáveis pela forma mais agressiva desta doença. Ele circula entre nós no trato respiratório dos seres humanos, podendo passar de um portador assintomático para uma criança, deixando-a doente. A forma mais eficaz de controle da infecção meningocócica é a vacinação. Na Europa e Brasil, predominam o meningococo B e o C. Para este último, nós já tínhamos a famosa vacina contra meningite C, incluída no PNI desde 2010. Muito à custa desta vacina, a chamada doença meningocócica tem diminuído de frequência. Ainda assim, leva à morte em 5% a 14% dos casos, sendo que 11 a 19% dos doentes sobrevivem com alguma sequela a longo prazo – sequelas neurológicas, perda de audição, alterações cognitivas, cicatrizes cutâneas e amputações. Também à custa da vacina contra o tipo C, a percentagem de meningococos do tipo B cresceu nos últimos anos, sendo atualmente 72% dos N. meningitidis isolados. É neste contexto que agora surge a Bexsero® (nova vacina contra meningite B), para prevenir estes meningococos do tipo B.

A vacina contra meningite B, aprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), já é administrada seguramente fora do Brasil há alguns anos.

Converse com seu pediatra sobre a vacinação, quem conhece muito sobre doenças, teme as doenças e suas consequências e não a vacina. Quem teme a vacina desconhece seus benefícios e como ela age.

Muitos pais temem a vacinação, por achar que possa causar algum mal em seus filhos. Atualmente as vacinas são fabricadas com altas tecnologias de purificação, seus componentes e conservantes são seguros e usados na menor concentração possível.
As doenças sim podem causar danos e mortes, mas as vacinas podem evita-las.

A VACINAÇÃO É CONSIDERADA PELA OMS, UMA DAS MAIORES CONQUISTAS DA HUMANIDADE!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *